News

imagem noticias 7 most endangered

A nomeação do Mosteiro e Igreja de Jesus, em Setúbal, apresentada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas, foi uma das 14 pré-seleccionadas ao Programa "7 Most Endangered Sites" promovido pela Europa Nostra.

No seguimento da apresentação pela APCA – Associação Portuguesa das Casas Antigas ao Congresso da Europa Nostra em Junho de 2012, a Europa Nostra lançou um programa com o objectivo de ajudar a recuperar o património europeu construído, identificando em cada ano os 7 sítios europeu em maior risco de ruína e irrecuperabilidade e criar as condições para tornar possível a sua recuperação e a manutenção da sua sustentabilidade económica.

O programa da Europa Nostra visa não só identificar e recuperar os monumentos e locais mais ameaçados na Europa, mas também lançar um sonante alerta autorizado à opinião pública e aos governos para a necessidade de intervir na salvaguarda do património. Serão mobilizadas equipas multidisciplinares de especialistas que visitarão os locais seleccionados, com o objectivo de encontrar soluções sustentáveis e viáveis para o futuro de cada sítio. Para além do objectivo imediato de recuperação dos sítios seleccionados, a Europa Nostra pretende inspirar e encorajar outras organizações públicas e privadas da Europa a participar na recuperação do património.

Os membros do Conselho Consultivo da Europa Nostra salientam que a preservação do património cultural da Europa é uma tarefa enorme e, sem dúvida, uma responsabilidade comum a todas as partes envolvidas. Tal como foi referido na apresentação da APCA ao Congresso, a Europa Nostra considera que investir em património não é um luxo, mas sim além de uma obrigação cultural, um importantíssimo contributo para a superação da crise actual.

Esta tomada de posição explica a intervenção do Grupo do Banco Europeu de Investimento, representado pelo Instituto do BEI, como sócio fundador do programa "7 Most Endangered Sites"". A sua contribuição envolverá a análise dos riscos e oportunidades próprias de cada caso, a preparação de planos de resgate viáveis e a proposição dos métodos de financiamento mais eficazes que poderão configurar o recurso a fundos comunitários, ou empréstimos bancários como por exemplo a iniciativa JESSICA.

A candidatura do Convento de Jesus apresentada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas, foi seleccionada entre 40 apresentadas por organizações da sociedade civil e órgãos públicos de 21 países.

imagem noticias7 ME Nomination

Trata-se do primeiro monumento do que mais tarde ficou conhecido como estilo Manuelino, mandado construir em 1491 por D. Justa Rodrigues Pereira, uma bisneta de Nuno Alvares Pereira que decidiu professar na Ordem das Clarissas Pobres para se remir de uma ligação amorosa com D. João Manuel de Vilhena filho natural do Rei D. Duarte de quem teve dois filhos.

À traça original simples, como seria próprio da Ordem das Clarissas Pobres, D. João II, que adoptou Setúbal como capital efectiva do Reino, ordenou ao Mestre Arquitecto Diogo de Boitaca a construção de uma Igreja e do convento com maior grandeza. Nasceu assim um monumento que é uma singular e belíssima manifestação de um novo estilo arquitectónico particularmente patente no carácter intimista dado pela harmónica irregularidade do claustro e pela expressão da Santíssima Trindade suportando a Igreja, dada pelas colunas torsas que suportam a primeira igreja de nave única construída em Portugal. Este monumento foi tão agradável a D. João II que resolveu usá-lo para a cerimónia de assinatura do Tratado de Tordesilhas em Setembro de 1494.

A Associação Portuguesa das Casas Antigas realça a colaboração recebida por parte da Câmara Municipal de Setúbal, e o apoio manifestado pela Secretaria de Estado da Cultura através da Direcção Geral do Património Cultural.

A recuperação do que resta do património edificado português, além de constituir um imperativo cultural é um dos principais vectores geradores de riqueza pelo investimento e criação de emprego nas obras de reconstrução, que será amplamente remunerado pelas receitas resultantes do aumento do fluxo de turismo cultural com reflexos no equilíbrio da balança de pagamentos e no saldo fiscal do Estado português.

Listagem das candidaturas pré-seleccionada: www.europanostra.org/news/331

 

2013.04.18

Reabertura do Convento de Jesus, em Setúbal

imagem noticias7 ME Nomination

A nomeação do Mosteiro e Igreja de Jesus, em Setúbal, apresentada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas, foi uma das 14 pré-seleccionadas ao Programa "7 Most Endangered Sites" promovido pela Europa Nostra.

Casas Logo

lateral 2