Apoio a Sócios

O conjunto de serviços que a Associação presta divide-se basicamente em dois grandes grupos:

Serviços de Carácter Geral, isto é, aqueles que são prestados em permanência ao conjunto de todos os Sócios e em que a Associação assume a representatividade que lhe cabe como única organização no País inteiramente consagrada à defesa do Património Arquitectónico privado;

Serviços de Carácter Individual, ou seja, aqueles a que cada Sócio pode recorrerem individualmente de acordo com os seus interesses.

Serviços de Carácter Geral

Informação periódica aos Sócios sobre todas as matérias que se prendem com o âmbito da Associação, bem como auscultação aos Sócios sobre problemas concretos e recolha de elementos que permitam melhorar constantemente a actuação da Associação.

Defesa dos interesses de todos os proprietários de Casas Antigas, nomeadamente nos campos legal e fiscal, assumindo, quando tal lhe for possível iniciativas de carácter legislativo.

Divulgação do Património, na perspectiva da sua valorização.

A Associação mantém um estreito relacionamento com muitas instituições supranacionais de defesa do Património, sendo membro de direito do I.B.I. (International Castles Institute), da Union of European Historical Houses Association e da "Europa Nostra", o que permite informar todos os Sócios dos factos reais mais relevantes ocorridos internacionalmente no campo da defesa do Património, bem assim como apresentar perante estes organismos todos os assuntos quer particulares, quer gerais que respeitam ao nosso País.

Serviços de Carácter Individual

Consultadoria e apoio jurídico: qualquer Sócio pode, em defesa dos seus direitos, requerer à Associação conselhos ou apoio jurídico nomeadamente sobre Classificação de Imóveis, fixação de Zonas de Protecção, ameaças de expropriação, construção clandestina ou ameaças ao enquadramento estético da sua Casa Antiga.

Conservação: Informação sobre apoio técnico; consiste na indicação de técnicos especializados (protecção, fogo e roubo, restauros, etc. ...)

Serviços de Apoio Cultural: A Associação dispõe de uma biblioteca que qualquer Sócio pode consultar pessoalmente ou recorrendo aos serviços do Quadro Técnico da Associação. Este diligenciará no sentido de obter e prestar informações de carácter bibliográfico ou outras que lhe sejam pedidas.

Procuradoria: Diligências a que a Associação procede junto dos órgãos de soberania, administração pública e local e outras entidades em defesa de todo e qualquer dos seus Sócios no que respeita aos seus legítimos interesses.

Casas Logo

lateral 2