Destaques

Siga-nos também no facebook

 

DIVULGAÇÃO DAS ACTIVIDADES DOS NOSSOS ASSOCIADOS

  

Jantar FCFA 1

  "25 MAIO, 19h30 – PALÁCIO FRONTEIRA 

A Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna organiza um JANTAR-DEBATE que contará com a presença do Senhor Ministro da Cultura, o Dr. Luís Filipe Castro Mendes, a realizar na quinta-feira, dia 25 de Maio. O tema da conversa será “Cultura e Património: alguns desafios”.

Informações e inscrições: 217784599 (todos os dias entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00), ou através de correio electrónico para fcfa-cultEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Dadas as limitações da sala, pede-se o favor de fazer a sua inscrição, até sexta-feira, dia 18 de Maio de 2017, de forma a assegurar o seu lugar.

Nota: Em caso de desistência, pede-se o favor de avisar a organização até dia 18 de Maio. Caso contrário, as inscrições pagas e não usufruídas são devidas, e para o facto pedimos a melhor compreensão de todos.

Local: Palácio Fronteira, Largo São Domingos de Benfica, 1 - Lisboa. www.amigos-fronteira.org"


musica

Música nos Jardins do Palácio Fronteira

06 de Junho de  2017 - às 18h

Mais informações

 

 

 

PasseioTematico

 Passeio Temático aos Jardins do Palácio Fronteira (em português e em francês)

“Um jardim e os seus azulejos: o jardim do Palácio Fronteira”

08 de Junho de  2017 - às 11h

Mais informações

 

 

 

Casa Senhorial

  Livro “A Casa Senhorial em Portugal – modelos, tipologias, programas interiores e equipamento”.

Fez no passado dia 16 de Dezembro um ano que foi lançado o Livro "A Casa Senhorial em Portugal" resultado de um antigo desejo da Associação Portuguesa das Casas Antigas em apoiar a publicação de um trabalho que é sem dúvida uma referência para a história da arquitectura civil portuguesa.


Referindo mais de duzentas grandes casas senhorias distribuídas por todo o território português, esta obra-prima resultante de um trabalho feito ao longo de 5 anos pelo Doutor Arq. Hélder Carita, um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa, é profusamente ilustrada com mais de quinhentas fotografias cuja inegável qualidade resulta do trabalho do notável fotógrafo António Homem Cardoso.


É uma obra de excepcional beleza, que nos surpreende ao trazer à luz do dia o pioneirismo da nossa arquitectura, o seu contributo para o desenvolvimento da arquitectura civil europeia, e a insuspeitada organização das instituições e escolas de arquitectura e urbanismo, génese da beleza harmónica, do conforto humanizante da genuína Casa Portuguesa.


A Associação informa que ainda tem disponível, para venda, alguns exemplares do Livro que se encontra, neste momento, esgotado em Livraria.


Mais informação através do E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Tel. 218876675 


   AGENDA

sos azulejo

 8ª edição dos ‘PRÉMIOS SOS AZULEJO - Abertura de candidaturas

As Entidades Parceiras do Projecto ‘SOS Azulejo’ instituíram Prémios de Proteção e Valorização do Património Azulejar português (e/ou de origem/tradição portuguesa) designados ‘Prémios SOS Azulejo’, cuja atribuição é anual. O júri dos Prémios ‘SOS Azulejo’ será, como habitualmente, presidido pelo Professor Doutor Vítor Serrão. Também à semelhança dos anos anteriores, a cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no Palácio Fronteira, a 22 de maio.

 


 

forumportbrasFórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil

25/5 - 26/5

Mosteiro de Pombeiro

Lugar do Mosteiro, Pombeiro de Ribavizela, 4610-637 Felgueiras

 

 "O Fórum é uma oportunidade de debate bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, Câmaras Municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do Património e a todos os interessados por este tema. Os dois dias do Fórum terão momentos de debate para uma participação mais alargada. O primeiro dia será pautado pela intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no património. O segundo dia pela apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica.

O Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos 2 países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. Terá como objetivo principal a partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu  legado comum."

 http://www.ua.pt/patrimonioportugalbrasil/


IMATE

 "Internacional Conference IPERION CH: Intangibility Matters of Tangible Heritage"- IMaTTe_2017, a realizar no LNEC, nos dias 29 e 30 de maio de 2017.


Website:  http://imatte2017.lnec.pt/
Secretariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Bienal iberica

 

Estão abertas as inscrições para participação na Primeira Bienal Ibérica de Património Cultural em Portugal

  • Inscrições até 9 de Junho com 7,5 % de desconto sobre o valor total do stand.
  • Inscrições a partir de 31 de Agosto com uma penalização de 7,5%

Mais informações

casanobre

 

5º Congresso Internacional “Casa Nobre: um Património para o Futuro”

Arcos de Valdevez - Portugal

30 Novembro, 1 e 2 de Dezembro de 2017 

 

Mais informações

Casas Logo

lateral 2