Destaques

Siga-nos também no facebook

 

forumpatrimonio

“Fórum do Património - 2017

O Fórum do Património 2017 vai decorrer no dia 10 de abril de 2017, na Sociedade de Geografia, em Lisboa.

Este evento é essencialmente destinado às ONG que se dedicam à salvaguarda do Património Cultural Construído e pretende constituir-se como um espaço de debate e de tomada de posição relativamente a quatro áreas temáticas que refletem as principais questões que hoje enfrentamos quando falamos e intervimos em Património Cultural Construído.

Embora os principais protagonistas do Fórum sejam as ONG do Património que se encontram em atividade, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos e a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído.

Sendo o Património cultural algo que concerne os cidadãos de uma forma global, o Fórum do Património acolhe ainda todos os interessados nesta matéria e que procurem uma abordagem cívica para as questões da nossa herança cultural comum.”

Mais informação em www.forumdopatrimonio.pt e www.facebook.com/forumdopatrimonioportugal/?fref=ts

Notícias: 07.02.2017 - Fórum do Património critica descentralização na área do património cultural

 


 Livro “A Casa Senhorial em Portugal – modelos, tipologias, programas interiores e equipamento”.

Casa Senhorial

Fez no passado dia 16 de Dezembro um ano que foi lançado o Livro "A Casa Senhorial em Portugal" resultado de um antigo desejo da Associação Portuguesa das Casas Antigas em apoiar a publicação de um trabalho que é sem dúvida uma referência para a história da arquitectura civil portuguesa.


Referindo mais de duzentas grandes casas senhorias distribuídas por todo o território português, esta obra-prima resultante de um trabalho feito ao longo de 5 anos pelo Doutor Arq. Hélder Carita, um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa, é profusamente ilustrada com mais de quinhentas fotografias cuja inegável qualidade resulta do trabalho do notável fotógrafo António Homem Cardoso.


É uma obra de excepcional beleza, que nos surpreende ao trazer à luz do dia o pioneirismo da nossa arquitectura, o seu contributo para o desenvolvimento da arquitectura civil europeia, e a insuspeitada organização das instituições e escolas de arquitectura e urbanismo, génese da beleza harmónica, do conforto humanizante da genuína Casa Portuguesa.


A Associação informa que ainda tem disponível, para venda, alguns exemplares do Livro que se encontra, neste momento, esgotado em Livraria.


Mais informação através do E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Tel. 218876675

 


 DIVULGAÇÃO DAS ACTIVIDADES DOS NOSSOS ASSOCIADOS

violetas

 Palácio Fronteira, Lisboa

16 e 17 de Fevereiro

XIº Encontro Internacional sobre Violetas

Informações e inscrições limitadas à capacidade da sala: 


http://violetaslisboa2017.blogspot.pt / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  

"Sabia que as violetas se tornaram uma planta rara? Durante o século XIX eram intensamente cultivadas em várias regiões da Europa para alimentar a indústria da perfumaria. Ainda na primeira metade do século XX era frequente a venda de raminhos de violetas nas ruas de Lisboa.
Devido à evolução da técnica, a indústria dos perfumes deixou de precisar destas flores para conseguir obter o seu aroma. Esse facto, aliado à circunstância de a violeta ser uma flor sensível, cujo cultivo exige atenção e cuidados acrescidos, levou à diminuição drástica do número de cultivadores de violetas e ao quase desaparecimento dessas flores.
Os encontros internacionais sobre violetas reúnem os amadores e os profissionais interessados em continuar a cultivar violetas e em manter viva a memória cultural associadas a esta flor tão especial."


PasseioTematico

 Passeios Temáticos aos Jardins do Palácio Fronteira (em português e em francês)

“Um jardim e os seus azulejos: o jardim do Palácio Fronteira”

25 de Fevereiro 2017 - às 10h30 e às 12h

Mais informações

 


 

NOTÍCIAS/AGENDA

porto

Porto (que) Sentido? Transformação urbana entre identidade e artifício

18 de Fevereiro  - 16H00

Teatro Rivoli | Porto

Porto

http://www.arquitectos.pt/?no=2020496313%2C153

 

 


DIMS2017

 

"A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do DIMS 2017, em colaboração com o ICOMOS Portugal, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração através da organização de iniciativas dirigidas ao público.

Em 2017, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PATRIMÓNIO CULTURAL E TURISMO SUSTENTÁVEL.

As entidades interessadas deverão contactar com a DGPC, através do endereço email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dos telefones 213 614 248 / 257 (DGPC/DDCI).

As iniciativas organizadas pelas Entidades devem ser impreterivelmente carregadas na plataforma on-line DIMS 2017, até ao dia 9 de março."

Consulte aqui o memorando


sos azulejo

 8ª edição dos ‘PRÉMIOS SOS AZULEJO - Abertura de candidaturas

Estão abertas as candidaturas para a 8ª edição dos ‘PRÉMIOS SOS AZULEJO’, cujo prazo de entrega é 31 de Março 2017 e cujo ‘REGULAMENTO’ pode consultar em anexo e em http://www.sosazulejo.com/?p=2798

As Entidades Parceiras do Projecto ‘SOS Azulejo’ instituíram Prémios de Proteção e Valorização do Património Azulejar português (e/ou de origem/tradição portuguesa) designados ‘Prémios SOS Azulejo’, cuja atribuição é anual. O júri dos Prémios ‘SOS Azulejo’ será, como habitualmente, presidido pelo Professor Doutor Vítor Serrão. Também à semelhança dos anos anteriores, a cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no Palácio Fronteira, desta feita a 22 de maio.

 


 

IMATE

 

"Internacional Conference IPERION CH: Intangibility Matters of Tangible Heritage"- IMaTTe_2017, a realizar no LNEC, nos dias 29 e 30 de maio de 2017.


Website:  http://imatte2017.lnec.pt/
Secretariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Casas Logo

lateral 2